Na última década, Adriano Gambarini vem produzindo documentários sobre diversos temas relacionados a meio ambiente, biodiversidade ameaçada, pesquisas científicas, antropológicas e arqueológicas, concomitantes à execução de seus trabalhos fotográficos. Com o mesmo rigor de qualidade, ética e respeito à temática abordada, já produziu videos para Smithsonian Institute, WWF Brasil, CENAP/ICMBio, Ministério do Meio Ambiente, FUNAI, Instituto Pró-Carnívoros, Instituto Mamirauá e Operação Amazonia Nativa (OPAN).
Documentário sobre o Rio Juruena, na Amazonia, e sua importância para os povos indígenas da região. Um relato emocional sobre a importância do Rio e seus afluentes para a história e ancestralidade destes povos, e os riscos ambientais e sócio-culturais que vivem em decorrência da construção de hidrelétricas e avanço de atividades de agricultura extensiva. Narração: Tipuici Manoki. Música: Victor Batista. Texto: Laís Duarte.
Duração: 9'38''. Legendado.
Documentário sobre a restauração do Cerrado Baiano. O projeto visa o trabalho com comunidades tradicionais na coleta de sementes de árvores nativas no oeste do Estado, para produção de mudas e reflorestamento de áreas degradadas.
Duração: 4:28''. Português
Video que descreve a rotina do povo indígena Katukina, na Amazonia. Um povo parcialmente isolado, vivendo com seus modos de vida simples e de subsistência, resistindo como podem ao avanço e influencia dos brancos.
Duração: 3'28". Sem narração.
Documentário sobre o Projeto Lobos do Pardo. A equipe do Instituto Pró-Carnívoros trabalha no levantamento da população de lobo-guará na região do Rio Pardo, interior de São Paulo. Apresenta os trabalhos de captura de indivíduos para marcação com radio transmissores, avaliação da saúde dos animais, assim como um diagnóstico da situação ecológica da espécie em áreas com grande desenvolvimento agropecuário.
Duração: 9min 40". Português
Documentário sobre o Povo Rikbaktsa e a produção do colar de conchas encontradas apenas no Rio Arinos, Amazonia. Uma tradição milenar passada ao longo de gerações. Vivem o risco eminente da enorme perda ambiental e cultural ante a possibilidade da construção da hidrelétrica Castanheira.
Duração: 5 min 30". Com legendas.
Video em homenagem ao Dia da Terra. Imagens dos cinco continentes, captação e produção de Adriano Gambarini
Duração: o2 min.
Video sobre onças-pintadas na Amazonia e sobre o Projeto Iauaretê, do Instituto Mamirauá. As onças da região possuem o hábito de permanecerem cerca de 4 meses sobre as árvores, na época da floresta alagada. Amazonia, 2016.
Duração: o1 min. Legendado.
Documentário sobre o povo Apiaká, Amazonia. Outrora considerada uma das etnias mais populosas do Brasil, sua área original era conhecida como Reino dos Apiaká. Atualmente possuem poucas aldeias, mas buscam ocupar novamente suas terras.
Duração: 10 min 55". Português.
Documentário produzido para o CENAP/ ICMBio e Ministerio do Meio Ambiente, em homenagem ao Dia Nacional da Onça-Pintada, 29 de Novembro. A espécie foi definida como o Símbolo da Biodiversidade Brasileira. Narração e texto: Laís Duarte.
Duração: 4 min 11". Português.
Documentário sobre a pioneira pesquisa de Alex Jahn com a ecologia e a migração da rara Araponga (Procnias nudicollis), na Reserva Pro Mata, Rio Grande do Sul. Produzido para o Instituto Smithsonian, Washington, EUA, 2017.
Duração: 6 min 46". Inglês.
Video sobre a pesca artesanal dos Indios Nambikwara no Rio Buriti, que confeccionam suas próprias máscaras e arpões. Uma tradição ameaçada pelos projetos de hidrelétricas em diversos rios na Bacia do Rio Juruena, Mato Grosso, 2017.
Duração: 2 min 30". Legendado.
Documentário sobre as técnicas tradicionais de pesca com mergulho, dos povos da bacia do Rio Juruena, MT. Uma tradição de quase quatro décadas realizada pelos povos Nambikwara, Manoki e Pareci, nos rios afluentes do Juruena. 2018.
Duração: 13 min. Português.
Documentário sobre as escavações arqueológicas realizadas sob coordenação da pesquisadora Márjorie Lima, na Comunidade Boa Esperança, RDS Amanã, Amazonas. Produzido para o Instituto Mamirauá, 2017.
Duração: 5min 18". Português.
Documentário sobre o trabalho do pesquisador Alex Jahn com migração e comportamento do gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis), na Estação Ecológica do Taim, RS. Produzido para o Smithsonian Institute, 2017.
Duração: 7 min. Inglês.
Documentário sobre as redes de cadeias produtivas de produtos florestais, organizados pelos índios Deni e Katukina. Produção: OPAN. Direção e roteiro: Fernanda Machado. Direção de fotografia: Adriano Gambarini.
Duração: 28 min. Português/Legendado.